quinta-feira, março 18, 2010

A Volta da Manifestação Popular


Que me desculpe quem não acredita na Internet como um excelente meio para dar voz ao povo. O que vejo todos os dias, durante madrugadas de conversas longas no Twitter com @altasaventuras, @Luarakaki, @Andrea__Gomes, @renatoaloi e @jatenteidetudo, nos debates promovidos pelo @Twiticos, @Ativistas e equipe, além das aulas pelo tweet do @PVcampos10 e da assessoria e amizade da querida @LeilaOliva são pura e simplesmente conversas da melhor qualidade, que enaltecem a credibilidade das informações na Internet.

Não é um local para se defender teses ou tratar como uma publicação onde pode-se confiar nas informações. Até por que hoje é difícil confiar sem questionar as informações das mais diversas mídias. Mas um lugar onde o debate se inicia, expande para o mundo, idéias e opiniões ganham proporções incríveis e se concluem como em qualquer conversa entre amigos: Todos concordam, ou cada um pensando a respeito individualmente. Exatamente como deve ser.

Já discuti sobre drogas, assédio, educação, política, comunicação, enfim, sobre todo um mundo complexo de assuntos tão importantes, que antigamente só abordava em rodas com os amigos. Alguns deles apenas em rodas com amigos mais íntimos.

Isso torna, sim, a Internet num ambiente cada vez mais rico, onde se pode realizar pesquisas sérias e buscar novas alternativas para o nosso futuro, tal como o SuperPower Nation Day da BBC Mundial, buscando meios para acabar com mais uma fronteira: As diferentes línguas.

Ou ainda tantas palestras e vídeos de grandes nomes falando sobre assuntos do nosso interesse. Que além de estarem disponíveis, são diariamente divulgados.

Talvez até cruzar com gênios das mais diferentes áreas colocando informações para lá de importantes à todos nós, pessoas comuns, que ainda podem ser questionadas. Ou então Seth Godin questionando os caminhos da própria evolução da comunicação humana no seu Blog, com atualizações diárias?

E o mais bonito de tudo para mim é ver a manifestação popular! O povo debatendo com políticos, artistas e cientistas sobre sua própria área de especialização ou assuntos dos mais diversos. Pessoas engajadas em ações sociais ou indignadas com crimes hediondos e expondo as opiniões que jornais e televisões calavam anteriormente.

Para mim, isso é o mais bonito da Internet: Voltamos a ter voz, tal qual numa polis grega.

E alguém ainda vai me dizer que isso não é incrível?
Tiro meu avatar para quem me convencer disso.

Nenhum comentário: