sábado, março 20, 2010

Laços


É muito comum nesses tempos de Internet e corriqueira interação social vermos pessoas falando sobre amizade, relacionamento, camaradagem, coleguismo, etc. ou simplesmente ignorando-os.

Assim como afirma o autor polonês Zygmunt Bauman em seus livros “Amor Líquido” e “Modernidade Líquida”, as pessoas tratam seus relacionamentos de forma flexível e superficial, o que torna a sociedade muito mais insegura.

Antigamente nossas redes de relacionamentos tinham de ser tecidas e cultivadas com muito cuidado. Exigiam manutenção para não quebrar em pontos importantes.
Hoje as redes assumem a mesma fragilidade daquelas por onde nos comunicamos. Utilizar o computador, e-mail, MSN, chats para conversas curtas e de pouca relevância é viável, porém já têm gente levando para estes meios os relacionamentos realmente importantes, utilizando-se das mídias para cultivar e dar manutenção aos relacionamentos maduros.

Gente que vem confundindo amizade com coleguismo, paixão com tesão e declaração de amor com emoticons bonitinhos.

Vejo gente que simplesmente trocou os programas com os amigos, a convivência real, pela virtual. Pessoas que criam e quebram laços a esmo por acreditar que ninguém é insubstituível num mundo tão gigantesco e inexplorado como a Internet. Tudo é tão facilmente descartado pressionando a tecla delete. Simples assim.

As pessoas são únicas e insubstituíveis. Ou você acredita ser substituível também?

Vejo tanta corrupção e violência passando bem em frente aos nossos olhos e ninguém faz nada. Culpa dos laços frágeis, que tornaram nossa insegurança maior e nos fizeram acreditar que não podemos contrariar o errado, contrariar o que todos acreditam e engolem. A inércia humana ficou muito maior com o aumento do volume das nossas redes de relacionamento, onde pessoas entram e saem, são conquistadas e trocadas sem precisar de muitas explicações.

Se as pessoas são passageiras, os problemas também o são. Por que então perder tempo resolvendo-os? Deixe que outros o façam.

Pessoas passageiras,
Problemas passageiros,
Vidas passageiras.

Quem acredita que o mundo é muito grande que não se engane. Ele é minúsculo e dá muitas voltas.

5 comentários:

Camila Leite disse...

claro, direto. Gostei mesmo do seu post e vivencio muito tudo isso. Parabéns.

Camila Borges disse...

Eilor,
Tenho para mim que essa superficialidade dos laços é, em grande parte, causada pela correria em que vivemos hoje. Somos obrigados e fazer cada vez mais coisas, em cada vez menos tempo. Como consequência natural disso, não podemos mais passar tanto tempo executando as mesmas tarefas, certo? Seria considerado "perda de tempo". A mesma coisa se aplica aos relacionamentos. Principalmente os relacionamentos amorosos, ao meu ver.
Uma falsa idéia de que "mais" é melhor. Quanto mais gente conhecemos, melhor. Às vezes, a pressa é tanta que quase nem paramos para reparar em quem está na sua frente... para quê "perder" tempo insistindo em uma relação com determinada pessoa, se lá fora tem tantas outras?? Se as pessoas criarem vínculos fortes nos relacionamentos, fica mais difícil se desligar.
Vínculos afetivos fortes e relacionamentos amorosos estão fora da modinha.

Falta tolerância nos relacionamentos, e sobram pessoas vazias, confusas e sós.

=)

Unknown disse...

Pela primeira vez gostei de uma resposta e fiquei triste com ela ao mesmo tempo. Tem toda razão, Camila!
O negócio é "sair da modinha" e encarar a vida com um pouco mais de valor... e valores!
Beijos e obrigado por interagir!

Unknown disse...

Eilor,

Preciso dizer que estou feliz por encontrar uma pessoa com pensamentos tão interessantes e importantes para a desenvolvimento dos relacionamentos em sociedade. Parabéns pelas postagens e pelo blog.

Grande foi a surpresa de encontrar um blog como o seu, assim como inesperada e inusitada. A título de curiosidade encontrei seu blog a partir de um comentário feito por você em um blog da Harvad Business Review (the social media bubble).

Curioso também foi a finalidade que me levou àquele blog, trabalho aplicado de inglês - aparentemente nada relacionado. Contudo, interessante foi encontrar aquele post. Digo isso porque, atualmente, estou em fase final de uma monografia de curso que trabalha as relações do homem no trabalho e em sociedade.

Gostei de ler seu post. É legal conhecer pessoas que apresentam essa percepção tão clara da nossa realidade (no meu modo de ver).

A partir das leituras realizadas até o momento na construção do meu projeto e de minhas próprias idéias, de fato, antigamente os relacionamentos entre os homens (sentido amplo) eram mais profundos. As pessoas tinham o que um estudioso do assunto chamado Richard Sennett - em a corrosão do caráter, chamou de relacionamentos de longo prazo. A internet é fundamental para a comunicação, interação, negócios e relacionamentos nos dias de hoje e tendem a ser ainda mais no futuro. Contudo, você tem razão, os meios virtuais, como discutido naquele artigo da Harvard, não são capazes de oferecer as interações necessárias ao bom relacionamento entre homens.

Também entendo que a sociedade em geral encontra-se muito perdida, confusa, sem referências. Isso é resultado em grande medida da maneira como o sistema está estruturado. Quando digo sistema me refiro ao capitalismo.

Há realmente uma inércia por parte das pessoas que são muito mais reativas ao estado das coisas atual, do que ativas e tomadoras de decisão.

As pessoas podem até ser passageiras, mas há problemas que se não enfrentados vão atormentá-lo eternamente. O problema das relações em sociedade é um bom exemplo.

O mundo é um ovo de codorna ^^. Estamos todos ligados (assim como tudo), muito mais do que antes ou podemos imaginar.

Como disse a Camila nos comentários, a superficialidade dos relacionamentos é reflexo sim da falta de tempo. Então, cabe questionar: o que influenciou essa falta de tempo. Como venho trabalhando, a resposta sempre recairá sobre um agente: o homem. Nós somos fruto de nossas ações. Se as coisas estão como estão, temos nossa parcela de culpa. Não se pode considerar uma "perda de tempo". Precisa-se trabalhar os valores do homem atual.

Sinceramente espero manter contato. Você aparenta ser uma pessoa bacana e muito esclarecida.

Parabéns novamente pelo blog!

Abraço,

Samantha Bastos disse...

Eilor..nunca tinha passado por aqui e me surpreendi...mais um talento seu!!!Adorei o texto...até roubei uma parte...dá uma olhada no meu orkut!
Bjoss