domingo, março 21, 2010

Muitas Voltas Para Percorrer


Hoje, 23 de março de 2010, o piloto Ayrton Senna da Silva, considerado o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos completaria seu 50º aniversário.

Como grande fã do automobilismo, teria muitas coisas para falar a respeito da carreira do Senna, mas tenho outro objetivo com este texto. Quero falar sobre a relação que o Senna tinha com o Brasil, com a pátria que ele tanto amava e com quem realizou algumas trocas importantes.

"O fato de ser brasileiro só me enche de orgulho." - Ayrton Senna

Senna fez muito mais durante sua carreira do que os três títulos mundiais, grandes corridas e recordes da categoria. Senna mostrou ao Brasil que nosso país podia rivalizar com o mundo, que tínhamos qualidade para vencer em qualquer meio, desde que houvesse dedicação e esforço.
Ele vencia provas e fazia questão de comemorar com o povo brasileiro.

"Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo." - Ayrton Senna

Numa época onde sofríamos com um sociedade calada pelo domínio econômico internacional dos anos 70 e 80, do terror provocado por governos pós-ditadura e pelo plano Collor, quando o país possuía dívida e nenhuma auto-estima, um jovem piloto de Fórmula 1 desponta entre grandes nomes do automobilismo como Nigel Mansell, Alain Prost e Nikki Lauda. Senna mostrou ao mundo a força de que era capaz. Mostrou ao seu próprio país que a bandeira brasileira merecia o lugar mais alto do pódio tanto quanto qualquer outro.
Nosso campeão levou a bandeira do Brasil pelas pistas depois das suas vitórias. Carregava-a no carro ou pegava uma com o público, mas fazia questão de deixar bem claro de onde vinha Ayrton Senna da Silva.

"Se cheguei onde cheguei e consegui fazer tudo o que fiz, foi porque tive a oportunidade de crescer bem, num bom ambiente familiar, de viver bem, sem problemas econômicos e de ser orientado no caminho certo nos momentos decisivos de minha vida." - Ayrton Senna

Ayrton no pódio não era apenas sinônimo de alegria, mas de muito trabalho. E ele deixou isso bem claro para todos nós, fãs incondicionais do herói, durante toda sua carreira.
Ele mostrou a todos nós que o Brasil era capaz de criar pessoas vitoriosas, que tínhamos garra e coragem correndo pelas veias. Elevou nossa auto-estima muito além do futebol e do samba. Mostrou que podíamos ser líderes mesmo na categoria mais tecnológica e politicamente avançada do automobilismo mundial.
Senna dobrou grandes campeões e grandes equipes com seu talento, mesmo correndo em carros menos favorecidos. Foi o Mister Mônaco e o senhor absoluto das corridas sob chuva. Venceu com o câmbio quebrado em casa e pulou do carro para socorrer seu colega acidentado.

Fez grandes amizades e inimizades durante a carreira, mas tudo com um objetivo:

"O importante é ganhar. Tudo e sempre. Essa história que o importante é competir não passa de demagogia." - Ayrton Senna

Depois de Senna, o Brasil percebeu que competir é importante, mas vencer é o objetivo. Mesmo com condições adversas, nosso país deveria acordar e se rebelar contra a mesmice do “país de terceiro mundo”.
Senna ganhou títulos com a sua atitude vencedora e o Brasil ganhou motivos para ser cada vez maior e melhor.

Senna acordou o Brasil.

"Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si." - Ayrton Senna

E foi assim que Senna viveu sua vida. Dedicou-se a ser o melhor do mundo no que fazia. Mas não apenas isto. Senna levou a bandeira do Brasil para frente. Foi o maior representante de todos os tempos do nosso lema: Ordem e Progresso.

Ayrton se esforçou, se concentrou e progrediu. Foi essa a maior lição que deixou para o povo brasileiro. Até o dia da sua morte esteve dentro de um cockpit defendendo as cores do Brasil.

E o Brasil hoje deve muito a este piloto e pessoa incrível.
Deve lembrar e defender as cores de Ayrton Senna.

2 comentários:

Unknown disse...

Texto SENSACIONAL!!!!!!
Muito bem estruturado, ideias claras, simples e charmosas!!!
Lindo!
Muito bom, parabéns!
Um beijo!

Unknown disse...

Ha! Charmosas!! Obrigado!
Beijos linda