segunda-feira, dezembro 20, 2010

A Peça

Fui ao teatro assistir “Tebas”, prestigiar um amigo que atuou.

Grande espetáculo do começo ao fim, merecedor dos muitos minutos que permanecemos, todos, aplaudindo de pé na platéia.

Tratava de uma série de tragédias gregas encenadas por alunos do curso de teatro da Universidade de São Paulo, com todas as genialidades que a formação, a experimentação e a falta de dinheiro provocam numa peça de teatro.

Acho incrível. Muito mais recheado de boas idéias do que qualquer superprodução da Broadway.

Como a maioria das peças acadêmicas esta foi uma apresentação aberta ao público, onde bastava retirar uma senha para assistir. Não foi cobrado ingresso. Porém, também como é de praxe, ao atores “passaram o chapéu” na saída pedindo qualquer ajuda que pudéssemos dar a fim de custear figurinos, ensaios, materiais de cena, etc.

Fiquei um pouco chateado por ter ali menos de R$50,00 em dinheiro na carteira. Fui à peça com minha namorada e achei que seria muito mais justo pagar um valor relevante por aqueles 130 minutos de excelentes montagens, de boas atuações, dos figurinos cuidadosamente trabalhados e da coragem dos atores, todos.

Saquei da minha carteira R$20,00 que tinha trocado na hora e depositei na cesta que um dos atores segurava. Enquanto isso os demais entoavam e dançavam canções ao deus Baco do lado de fora do teatro.

Foi quando percebi que a cesta estava recheada de moedas e notas de R$2,00, com alguns poucos ainda depositando seus trocados.

De verdade, isso me deixou bastante indignado!

Uma peça muito melhor que algumas das mais caras que já fui! R$130,00 por um assento para assistir Miss Saigon no Brasil e posso afirmar que a peça daqueles alunos deu de dez a zero na superprodução.

E vejo nossos artistas ainda em formação, todos bons artistas, alguns excelentes, sendo pagos com o trocado da carteira, o troco do lanche do jantar. Desculpas existem de monte. Mas tanta gente bem vestida por ali... No estacionamento reparei tantos carros tão melhores que o meu.

Se todas as 125 pessoas do teatro lotado depositaram ali seus míseros R$2,00, então a noite rendeu R$250,00, o que imagino que não pague nem metade daqueles figurinos muito bem acabados. Quanto mais sobrar qualquer coisa para os aproximadamente 20 atores que trabalharam na peça.

Lembrando ainda que são estudantes. Imaginem o apoio que sentem à carreira ao perceber que todo seu trabalho foi avaliado em R$2,00 pela platéia. E tanta gente que reclama que teatro é caro, que no Brasil não existe a cultura do teatro!

Também, pudera!
É preciso muito amor à arte...

Ainda sobre a peça só há uma coisa a acrescentar: Bravo, tebanos!