quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Comande um Planeta

Hoje realizei durante todo o dia uma campanha para o hospital Dante Pazzanese de Cardiologia, que está com baixos estoques de sangue no seu banco. Sendo esta a pior época do ano, já que no período do carnaval ocorrem muitos acidentes, achei interessante colocar em evidência esta importante campanha.

Porém, apesar de ter recebido o apoio de muitas pessoas que repassaram ou comentaram o assunto, recebi uma resposta bastante interessante e triste:

“Eu vendo meu sangue que, por sinal, é RH negativo. Esse negócio de doação sem um benefício não dá, nos EUA o pessoal ganha dinheiro para doar sangue...”

Não vou apontar o autor da resposta, mas a minha opinião é que pessoas que se abstém de participar da sociedade, seja como for, merecem um título muito antigo, que se tornou pejorativo, porém tem um significado muito atual:

O idiota.

O idiota históricamente falando era aquele cidadão que não freqüentava a ágora, praça principal das cidades gregas, onde o povo e os políticos se reuniam para tomar as decisões importantes e realizar votações.

O idiota moderno não é apenas aquele que joga lixo pela janela do carro, passa mais tempo decidindo em quem votar nos reality shows ao invés das eleições e que não dá aos seus filhos a devida atenção, tanto quanto educação. O idiota moderno também é aquele que não apenas se abstém da ágora, mas que joga nela idéias impensadas e sem sentido para ver se alguém “pesca” e assimila.

São pessoas que, além de não se ocuparem da vida social que realmente importa, resolvem opinar por meio das diversas mídias acessíveis da Internet de forma incoerente e impensada. Atrapalham simplesmente.

Neste caso da doação de sangue minha resposta foi a seguinte:

“E você acha mesmo que o pessoal dos EUA é que estão certos?! Para mim a doação de sangue devia ser obrigatória, tal como as eleições!”

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas.
A prática da doação pode salvar muitos futuros.
Ajudar a preservar a vida dessa forma pode garantir a saúde dos nossos filhos.
É um ato de civilidade que não tem preço!


Nesta era onde a participação é a única alternativa para melhorar o futuro, agir com idiotice pode significar o rápido extermínio da esperança.

Não seja passageiro do nosso planeta, sente no comando e faça-o girar com muito mais equilíbrio.

Participe!

6 comentários:

Unknown disse...

Pois é, somos obrigados a ouvir besteiras como essa e a que o cara do big brother falou, que hetero não pega AIDS...
Estou revoltada!!! Essa semana foi dedicada aos idiotas, não é possível!!!
Beijo e ótimo texto!

Unknown disse...

Olha, virei sua seguidora!!! Como sou alienada!!!

Tati disse...

Aiii.. que irritante essa resposta de vender sangue!!! sabe o que acontece... mta gente tem consciência de que precisa e até quer doar sangue.. mas daí sempre rola aquela preguiça, desviar a rota pra ir doar.. não é má vontade nem nada.. é que cai no esquecimento... daí uma hora acontece alguma coisa grave e você relembra que é importante doar (pq vc já sabe que é importante).. e nessa hora, deixa de cair no esquecimento e vira rotina.
O interessante é que a doação não precisa ser nesse ou naquele hospital. Não custa ceder 30 minutos (máx.) a cada 3 ou 4 meses, né...
bjokas

Unknown disse...

O mais triste é que nosso amigo é desinformado em relação a cultura alheia. Pq apesar de nos EUA a doação de sangue recompensar em dinheiro a maioria dos americanos se não todos fazem algum tipo de ato voluntário ou outras doações por espontaneidade, sem esperar um retorno individual, mas social. É essa atitude que difere as pessoas entre alienadas e informadas.
Publica o nome dessa entidade que nós queremos é esculhambar e eliminar a burrice de certos brasileiros. Vai Eilor!!! hahahahahahaha

Unknown disse...

Faltou umas virgulas no meu comentário, hahaha, sorry.

Unknown disse...

Olha Ná, só não publico por que não gosto de usar meu Blog de inquisição. Mas é legal ver as opiniões de vocês e sentir que tem muita gente boa para fazer pressão nessas "entidades" alienígenas que estão nesse planeta a passeio!
Beijos e obrigado meninas!
E obrigado por me segui, gata! :-)