segunda-feira, janeiro 04, 2010

Elogio

Todos sabemos que existem inúmeros fatores positivos em dar um bom elogio.
Elogiar não é apenas um ato de bondade ou boa vizinhança, um elogio pode ser estratégico, premeditado, pode derrubar barreiras num relacionamento e até criar um vínculo de amizade em relacionamentos aparentemente ermos.

A etimologia diz que a palavra “elogio” vem da junção de duas palavras gregas que significam “bom” ou “bem” mais “fala”, “palavra” ou “frase”. Na tradução literal significa “falar bem”.

Então se elogiar é falar bem sabemos que nem todas as pessoas se consideram aptas a fazê-lo corretamente e, na dúvida, muitas deixam de fazê-lo por este motivo.

Assim como um medicamento o elogio precisa ser dosado e corretamente escolhido para cada caso. Um medicamento certeiro pode erradicar um mal ou preveni-lo, tornando a pessoa mais forte e completamente saudável ou, de outra forma, uma prescrição baseada num diagnóstico errado pode causar efeitos colaterais, não erradicar uma doença e ainda deixar que ela se espalhe.

Mas, cá entre nós, no caso de uma doença eminente e na falta de um médico você deixaria de cuidar de alguém?
E se essa doença nascer em um relacionamento onde, por falta de conhecimento, alguém deixar de medicar só por que não se sente seguro o suficiente para fazê-lo ou simplesmente não se importa ou esquece-se de prevenir?

Isso tudo é medo de errar. Medo de distribuir elogios como analgésicos e ser taxado de fraco ou puxa saco. Aí as pessoas decidem usar elogios como antibióticos e, por vezes, acabam por parecerem descompromissadas ou, pior ainda, quando trocam elogios por críticas e são dadas como invejosas.

Com elogios certeiros muitos se tornam grandes líderes e, sem eles, a grande maioria das pessoas nem mesmo é ouvida.

Os elogios independem de palavras, não são apenas frases de agrado. Quem nunca escutou um elogioso “parabéns” nas lágrimas de uma mãe orgulhosa ou no aperto de mão de um chefe?

Um elogio construtivo, do tipo que damos em público a uma criança que fez um bom esforço ou ajudou outra pessoa sem interesse próprio será, sem dúvida, um ponto importante na formação do caráter de um indivíduo.

Afirmar que alguém está certo ou dar o devido valor à inteligência alheia não apenas enaltece uma boa característica desta pessoa, mas também comprova a perspicácia, o senso de justiça e a sabedoria de quem elogia.

Aquele grito – YES! – e o soco no ar que damos a cada conquista pessoal é o elogio mais sincero que você pode fazer à pessoa que mais precisa amar nesse mundo, pode acreditar em mim quando afirmo isso.

Existe ainda o elogio que traz sentimento, ou seja, aqueles parabéns sinceros para alguém que realmente amamos e que também significa “amo estar com você nesses bons momentos”, aquele abraço que damos num amigo que perdeu os pais ou a última homenagem que fazemos a alguém e que significa “você é importante para mim e por isso estou aqui agora”.

Todos esses são momentos que merecem, necessitam de um elogio. Cada segundo de conquistas ou derrotas se encaixa numa série de gestos, atos e palavras que podem reforçar positivamente uma alegria tanto quanto cicatrizar rapidamente uma ferida.

Como não há um mapa que explique onde encontrar os elogios corretos para cada ocasião, tampouco um termômetro que possamos usar para medir a temperatura correta dos nossos elogios e, sendo verdade que todos necessitamos deles – Eu, pelo menos, confesso que necessito – para sabermos o valor das nossas decisões e reforçar a tão volátil autoconfiança, elogiar torna-se uma característica de poucos, mas que possui um valor importantíssimo para quem quer ser mais do que a média.

Por isso acredito que o trabalho de aprender a conduzir elogios e espalhá-los na dose correta entre todas as pessoas que amamos pode ser muito frutífero, para não dizer imprescindível.

Então vá! Tente, arrisque, elogie e faça novamente.
Por que, mesmo que erre, tenho certeza de que você também consegue e, pode ter certeza, todos precisam disso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eilor,
Nao sei muito bem o que dizer, na verdade nao costumo comentar em blogs, mas seguindo o conselho do seu proprio texto "elogio" resolvi seguir em frente. Parabens pelo blog. Os textos sao realmente fascinantes e inteligentes, tambem sensiveis, alegres, tristes,enfim, poderia citar uma lista de adjetivos aqui, mas dai acho que passaria da medida neh??!
Continue sempre assim!
Beijo Grande