terça-feira, dezembro 29, 2009

Felicidade para todos os dias!

Fiz um pequeno levantamento a respeito dos sentimentos do final do ano.


Perguntei a um grupo considerável de pessoas: “Para você o final do ano é uma época alegre ou melancólica?”

Fiquei bastante surpreso ao constatar que quase 75% das pessoas consideram o final do ano uma época bastante melancólica.

Ou seja, as pessoas enfeitam suas casas com lâmpadas e árvores, saímos em grupos para comprar presentes para nossos queridos familiares e amigos, nos encontramos com o pessoal do trabalho num ambiente tão menos hostil que as empresas para fazer os famosos amigos secretos, etc. e ainda consideramos o final do ano uma época melancólica!

E por que raios o resultado do meu levantamento apontou que quase 75% das pessoas consideram o final do ano uma data melancólica e não alegre?


Então fui conversar com um terapeuta a respeito e ele me deu uma resposta simples e direta:

- Não o Natal em si, mas o final do ano é um marco de conclusão, é o fim de mais um ciclo. Por isso é também, em geral, um período onde olhamos para nós mesmos.


Ele tem razão.


O final de ano representa para as pessoas um fim. O fim de mais um ciclo de trabalho e convivência, ou seja, consciente ou inconscientemente fazemos um balanço comparativo entre este ano e os anteriores, pensando como serão, então, os próximos.


Realizamos uma ceia para provarmos a nós mesmos que tivemos a capacidade de colocar comida na mesa, presenteamos nossos entes queridos e enviamos cartões para provarmos que não nos esquecemos de ninguém, preparamos nossas roupas brancas e compramos espumantes para garantir que a sorte esteja do nosso lado no momento da virada.


E, note, o momento chama-se VIRADA do ano.


Esse é o ponto. Encaramos não apenas um reinício com a virada do ano, ou mais um Natal, mas MAIS um reinício!


É aí que separo os 75% dos melancólicos agonizantes dos 25% de felizes proprietários do espírito do Natal.


Quem é você nessa estatística?


Você faz parte dos 75% que deixam para pensar em si no final do ano e avaliar os resultados ou parte dos felizes 25% que passam o ano observando e mudando, aqui e ali, o que o incomoda em você mesmo?


Você faz parte dos 75% que escrevem cartões compulsivamente para os amigos com a agenda a tiracolo para não esquecer de ninguém ou faz parte dos 25% que ligam para os amigos sempre que podem, chamam para conversar quando precisam e atendem aos convites para festas e reuniões?


Você faz parte dos 75% que preparam uma ceia para reunir a família que quase nunca está junta ou faz parte dos 25% que sabem que, no final, a família não é um grupo formado por laços de sangue, mas por relações de carinho e compreensão. Você sabe de quantas famílias você faz parte todos os dias, na verdade?


Você faz parte dos 75% que deixam para comprar um presente caríssimo para cada amigo, parente, vizinho e colega no final do ano, ou faz parte dos 25% que presenteiam todos com tolerância, respeito, bondade, bom humor e lembranças durante todos os dias do ano?


E aí, o que eu desejo para você?


Que em 2010 o ano todo seja um grande presente, com muitas ceias com a família, amigos e colegas, que as realizações venham todos os dias, que o amor seja a peça chave da sua vida e não apenas das comemorações do final do ano!


Em 2010, espero que você e eu sejamos mais um braço para girar esta roda e reverter as estatísticas, provando que todos nós precisamos de uma festa da virada... todos os dias das nossas vidas!


Boas festas a todos os amigos e leitores que acompanham o Colhendo Bons
Ventos durante sua caminhada por anos cada vez mais felizes!


E muito obrigado!

Nenhum comentário: