sexta-feira, agosto 20, 2010

Cantiga Popular

Conta o folclore que numa cidade do interior do Brasil existiu um garoto muito bom, que desde muito novo trabalhava com o pai numa venda de frutas depois das aulas e ajudava a mãe com o jantar antes de se deitar.

Havia também uma garota muito bonita, chamada Jasmim, que ficou conhecida pela soma da sua incomparável beleza física com uma voz capaz de superar todas as maravilhas do mundo.

Reza a lenda que os dois viveram na mesma época e que entre eles aconteceu a bonita história de amor, que vou contar para vocês agora:

Fidalga e bela que era, Jasmim, a filha do prefeito, residia na parte alta e nobre da cidade. Estava acostumada à companhia das jovens damas das famílias mais tradicionais e ao cortejo dos rapazes, que automaticamente se encantavam pela sua beleza.

Enquanto isso, na parte baixa, vivia um garoto rico de respeito pela família e pelo trabalho, mas pobre de quaisquer outras posses. Não que fosse um rapaz feio ou desafortunado, isso não! Era um garoto gentil e respeitoso, mas sem oportunidade melhor.

Certo dia os dois se encontraram, sem querer, no coreto da cidade. Jasmim apresentava seus cantos durante as festividades da primavera para todos os cidadãos, que assistiam maravilhados aos cantos populares da flor da cidade, enquanto o rapaz entregava frutas numa casa próxima dali.

Como não poderia deixar de ser, Jasmim notou o rapaz e o rapaz notou Jasmim quando este passou pela praça, a caminho das entregas. Foi amor à primeira vista! Durante todo aquele dia não puderam mais tirar o outro da cabeça um minuto sequer

Nos dias seguintes Jasmim pensou naquele rapaz. Ele não parou para ouvir seus encantos inebriantes! Não lhe fez cortejos pomposos ou prestou homenagens! Apenas continuou seu caminho rumo ao trabalho, como um homem de verdade deveria fazer.
Sem saber disso, o rapaz queria transformar sua vida para encontrar-se com aquela linda donzela mais uma vez. Decidiu então que se tornaria muito rico e só se aproximaria de Jasmim quando pudesse lhe dar todas as estrelas do céu.

O tempo passou e Jasmim, ocupada com os estudos, com as festas da família e com os ensaios de canto acabou esquecendo o rapaz. Ele, enquanto isso, trabalhava todo o tempo e fugia de casa durante as noites para observar, sentado num galho de árvore perto da janela do quarto de Jasmim, o sono profundo da moça.

Ambos cresceram com seus compromissos e, como não podia deixar de ser, o rapaz tornou-se um comerciante importante que viajava todo o tempo para cuidar dos seus negócios. Estava sempre para lá e para cá pelo mundo, navegando atrás de novidades para comprar e vender.
Jasmim recusou muitas ofertas de casamentos e convites para morar longe do país, para continuar seus estudos de música e encantar ainda mais as multidões com seu dom.

Certo dia um homem estranho mudou-se para uma fazenda perto da cidade. A fazenda ficava num enorme bosque muito bem arborizado, que se perdia de vista pelas montanhas da região.
Diziam que ele trouxera muitos trabalhadores de todos os cantos do mundo e, na calada da noite, estes se puseram a desmontar as pedras que calçavam as ruas da cidade desde a praça até próximo à casa do prefeito. Como eram muitos, antes mesmo de amanhecer a rua já estava toda poeirenta da terra que sobrara ali. Não havia mais pedras, nem para contar história.

Na manhã seguinte o prefeito quase teve um ataque dos nervos! Ordenou ao empreiteiro que as ruas fossem novamente calçadas na primeira hora da manhã seguinte.
Mas os trabalhadores misteriosos voltaram durante a noite e cobriram a rua com pedras novamente.

No dia seguinte as pessoas estavam maravilhadas! A rua fora coberta, da praça até a casa do prefeito, com pedras brilhantes que refletiam os raios do sol durante o dia e o brilho das estrelas durante a noite!
Ninguém conseguia adivinhar quem pusera as pedras, mas sabiam que os trabalhadores noturnos vinham e voltavam do bosque, sem dizer palavra. Havia boatos de que até mesmo o delegado interrogara alguns deles, mas ninguém sabia de nada.

Naquela noite pôde-se ver a rua toda iluminada pelo brilho dos astros! Enquanto isso, um homem passeava para cima e para baixo num terno branco e com um buquê de flores nas mãos.

Jasmim, que como todos os cidadãos nada entendia, acompanhou com os olhos curiosos cada passo do homem até que chegasse sob sua janela. Conforme ele se aproximava, percebeu que o homem cantarolava a mesma música que Jasmim recitara durante sua apresentação no coreto, o que lhe fez encher os olhos de lágrimas.

Teve certeza que seria ele. O amor da sua vida chegara afinal!

Sabendo que seu pai, o prefeito, nunca deixaria que se encontrasse com aquele homem tão misterioso, Jasmim desceu silenciosamente as escadas de sua casa para não acordar ninguém. Saiu pela porta da cozinha e caminhou até o jardim.

Foi então que o rapaz da quitanda, agora um homem feito e grande mercador, entregou-lhe o buquê de flores e deu-lhe o braço para que caminhassem até o coreto da praça. Lá, sob a luz das estrelas e sobre o brilho da rua, encontraram-se novamente como os dois amantes silenciosos. Dançaram como dois namorados durante toda a noite e decidiram se casar.

Então Jasmim foi morar com seu grande amor na fazenda do bosque, que antigamente se chamava solidão. E dizem que do amor dos dois nascera então um lindo anjo, que dia após dia lhes roubava o coração.

Nenhum comentário: