sexta-feira, junho 18, 2010

Superstição

Acompanhando com curiosidade a vida das pessoas supersticiosas percebi que muitas delas realmente alcançam sucesso por um motivo simples: Ter superstição é ter no que acreditar.

Como tudo que é bom na vida até mesmo na superstição deve haver um equilíbrio. Mas o fato é que pessoas que acreditam nos seus amuletos acabam se livrando com mais facilidade da “muleta” da autopiedade.

Quem veste sua camisa da sorte para uma reunião se sente mais seguro e preparado. Quem faz uma oração antes da viagem presta mais atenção no caminho. Aquele que busca com vontade e perseverança sabe que não é possível conquistar nada sozinho. Por isso um bom amuleto pode dar uma esticada na força de vontade. Um bom amuleto ajuda a lembrar que é preciso continuar tentando.

Acho engraçado que as pessoas pensem logo naqueles amuletos meio bregas quando falamos de superstição. Mas a verdade é que mesmo a religião é um amuleto essencial para algumas pessoas. Para outras as amizades. Há ainda aquelas que, sem perceber, consideram seu amor ou a família amuletos importantes para tomar decisões.

Eu não sou um portador de pé de coelho ou ferradura de cavalo, mas acredito sinceramente e acho bonito ver quem faz questão de ter seu amuleto por perto nas horas decisivas. Minha avó tem um terço, meu amigo tem seu amado carro, minha mãe tem suas rezas, enfim... cada um sabe o que pode te fazer ter mais força e vontade.

A superstição do cotidiano não é aquela coisa brega de badulaques, mas são as coisas importantes que nos fazem caminhar adiante, ou mesmo levantar e seguir em frente quando a esperança fraqueja das pernas.

É a corneta e o surdo que empurram o time de futebol, a bola selecionada no tênis, a pedra vermelha no pescoço que espanta pensamentos ruins ou o trabalho do homem honesto, que busca chegar até a sorte antes mesmo que esta o alcance.

Enfim, é bonito de se ver.

E se a sorte sorri para quem corre atrás dela use seus bons amuletos para atraí-la sempre.

Afinal, andar com fé eu vou, que a fé não costuma faiá!

Um comentário:

Eilor.A.Marigo disse...

Também vale para quem tem fé. Somam o poder de Deus à sua auto-estima e confiam Nele nas dificuldades. Tornam-se mais fortes com isto.
Acreditar em si mesmo, a despeito da opinião dos outros é sempre o maior desafio. O segundo tempo de Brasil e Holanda que o diga...