segunda-feira, abril 05, 2010

R-E-S-P-E-I-T-O


Devido uma longa conversa sobre objetivos comuns que tive com uma colega, passei o dia todo me perguntando:

Por quem realmente temos respeito? Ou o que seria isso?

De bate pronto pensei em recorrer ao pai dos burros. Ele, o grande irmão Michaelis, define e eu, filho dele, faço minhas considerações abaixo:

sm (lat respectu)
Antôn (acepção 3): desconsideração.

1. Ação ou efeito de respeitar ou respeitar-se.

Bom. Então, para começo de conversa, a primeira definição já traz uma mensagem super importante: Respeito define tanto o respeito alheio quanto o respeito próprio.
Eu diria que é muito mais que isso, pois sem respeito próprio o respeito alheio é impossível.
Uma pessoa que venha a não se respeitar, ou seja, não levar em consideração ou dar a devida atenção às suas próprias idéias e valores não será capaz de acreditar no seu julgamento sobre os outros.

2. Aspecto ou lado por onde se encara uma questão; consideração, modo de ver, motivo, razão.

Ter respeito por uma pessoa é ter respeito pelas suas idéias, pelos fundamentos da sua argumentação ou por motivos comuns.
Dado que julgar é comparar, respeitar e considerar a opinião alheia se faz necessário a quem deseja conquistar respeito.

3. Apreço, atenção, consideração.

É uma parte importante do respeito. Você pode ter o maior respeito por pessoas que divergem das suas opiniões, desde que as opiniões da pessoa sejam toleráveis aos seus valores.
Respeitar pode não ser “concordar”, mas sem dúvida está diretamente ligado à consideração que temos por alguém ou pelas suas idéias.

4. Acatamento, deferência.
5. Obediência, submissão.
6. Referência, relação.
7. Medo, temor.


Aqui estão as definições mais antigas do respeito. Aquelas que ainda confundem a cabeça das pessoas sobre o assunto.
Será verdade que quando não adquirido sob laços positivos o respeito pode ser adquirido pela força, pela submissão?
Acredito que existe apenas 1 caminho por onde a força é capaz de representar respeito: Quando o agredido não tem outra alternativa.
Se pensarmos sob a luz do século XXI, quando temos um mundo em plena expansão tecnológica e da sustentabilidade, diria que a força ou o famoso QI (Quem Indica) e outros hábitos das cavernas, que suprimem o merecimento, tendem a tornar-se um movimento menor na busca pelo respeito.
A livre concorrência ajudará nas escolhas das pessoas. Pelo menos é o que espero!

8. Direito, justiça, razão.

Por último encontramos no dicionário as definições mais justas para o respeito, já que este deve ser aplicado a quem por direito merece.
Temos respeito por quem traz consigo a razão e, por entre as suas idéias, os argumentos da justiça.
O respeito do merecimento e da consideração. Respeito a quem merece ser respeitado, não a quem busca através de cargos ou do uso da força.
É esse o respeito que buscamos na família, nos amigos, nos companheiros, no trabalho, enfim, por toda a vida.

E em tempos tão confusos e de poucos valores, é bom lembrar que para respeitar os outros é preciso ter respeito próprio. Só tem respeito próprio quem não se desrespeita, não carrega o peso da própria consciência pelos seus atos, pois age com justiça. Quem sabe julgar justamente a si e confia neste julgamento com toda certeza, confia no seu taco para julgar o merecimento dos outros.

O respeito próprio é a janela para toda e qualquer forma de respeito.

Nenhum comentário: