quinta-feira, fevereiro 16, 2017

Um pouco de sarcasmo



O sarcasmo é algo que as pessoas usam muito e entendem pouco.

O sarcasmo é uma ferramenta muito útil nas mãos de quem sabe usá-lo. Quando lemos um livro de um grande escritor como Edgar Allan Poe ou Ernest Hemingway percebemos que, vez por outra, eles fazem comentários sarcásticos de forma perspicaz. Quando usado de forma comedida e precisa, o sarcasmo permite introduzir uma informação mais pesada ou uma crítica pessoal, amenizando um possível desconforto do leitor. O sarcasmo permite cutucar de leve, bater com luva de pelica, introduzir um assunto complexo ou polêmico sem dar a ele o peso da verdade nua. Mas o sarcasmo não se sustenta sozinho, por isso precisa ser usado com perspicácia para fazer sentido dentro de um contexto.

Atualmente estamos nos acostumando a encontrar sarcasmo em todas as frases da Internet. 

Sempre que uma passoa quer fazer um comentário a respeito de uma opinião diferente da sua, com a qual não concorda, utiliza o sarcasmo como forma de diminuir a importância do fato, tentando transformar seu sarcasmo em argumento. 

O que as pessoas não percebem é que o sarcasmo não é um argumento. Ele continua sendo apenas um "tapa de luva de pelica". O sarcasmo não é a opinião em si, é apenas uma forma de apontar o dedo para o outro se escondendo atrás do humor, que muitas vezes não se encontra naquele contexto. 

Quando utilizado na hora errada o sarcasmo deixa de ser perspicaz para se tornar apenas uma provocação irritante, daquelas que você faz quando é adolescente e inseguro.

Isso acontece porque as pessoas não têm realmente uma OPINIÃO para colocar. Querem apenas apontar o dedo para um fato com aquela intenção de "olha só como isso é ridículo". É como dizer o tempo todo "eu te avisei" ou "sabia que ia dar errado". Para isso as pessoas lançam mão destas "luvas de pelica", que ferem, mas não resolvem nada. 

Problema maior acontece quando o outro lado revida, aí tudo vira uma guerra ridícula de provocações, sem nenhum dos lados correrem o sério risco de apanhar. Nada se resolve. O intuito não é chegar a uma solução, apenas ferir, irritar, provocar.

Então, meu amigo, se esconder atrás do sarcasmo demonstra duas coisas sobre a sua opinião:
1) Você não confia que ela seja boa o suficiente para sobreviver a um debate;
2) Ou você é simplesmente medroso.

Em qualquer um dos casos sua opinião deveria ser guardada para você mesmo. Ela não vale a pena.

Se o sarcasmo serve para alguma coisa quando usado na hora errada é tirar toda a sua razão.

Agora, se você acredita na sua opinião e deseja torná-la pública mesmo assim, então faça isso com seriedade e CORAGEM. 

Tenha coragem de opinar e ser criticado. Tenha coragem de jogar a pedra e não sair correndo para se esconder atrás do sarcasmo, mesmo sob o risco de ser apedrejado também.

Pouquíssimos são aqueles abertos a escutar e compreender o outro lado, abertos a serem contrariados, porque as pessoas querem ter razão e não resolver os problemas. É fácil usar o sarcasmo a torto e a direito, o difícil é formular argumentos, ser sincero e encarar as consequências de ter uma opinião de verdade.

Coragem, meus amigos.

Nenhum comentário: