sábado, setembro 19, 2009

Ontem fui ao teatro

Saí do trabalho, busquei minha namorada no dela e fomos para o prédio da FIESP, na Avenida Paulista, assistir “Estória de Muitos Amores”. Uma boa idéia que ela deu para a nossa sexta-feira.
Boa peça, com elenco extremamente dedicado, boa direção e produção simples, mas bem feita.
Gostei muito sim, mas a cada vez que vou ao teatro fico com a sensação de que deveria fazer mais isso.
Teatro é a arte com vida, gesto, som e imagem, que conversa de verdade com você. Não apenas a conversa lógica, mas também com as verdades do coração.
Peças teatrais são, para mim, uma forma de aglomeração cultural. São escritas, lidas, discutidas, contadas e encenadas. Não há nada mais completo do que esta forma de arte. Nada mais histórico e popular.
Não há no mundo maior exemplo de cultura e documentação artística.
Mas por que se perde e perde-se, dia a dia, a arte do teatro?
Por que será que substituímos algo tão completo por frações?
Como se dá a vocação da sociedade em, por vezes, subestimar sua cultura?
Como sempre digo, a arte é a casa da verdade. Por vezes de forma abstrata mas, ainda assim, verdade. E não se deve marginalizar a verdade.
Vá ao teatro.

4 comentários:

Unknown disse...

Na maioria das vezes custa caro ouvir as verdades...
É mais conveniente pagar pouco e ver a ficção no cinema! Com algumas exceções, é claro...

Bom texto.
Beijos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Entendo e estendo seu pensamento aos livros também, que são substituídos pela televisão.
Mas quando você quer aprender algum conteúdo a fundo você compra livros ou assiste pela televisão?
Caro e barato são conceitos relativos. Pagar caro por uma peça de remexe os sentimentos ou por um livro que me ensinará algo para mim não tem preço.
Costumo chamar de investimento.
Beijos e obrigado pela resposta!

Unknown disse...

Rs!
Me lembrei de uma conversa com um amigo que encerrei logo depois de um comentário dele: Nunca que vou gastar meu dinheiro com livros...
Pessoas como essa consideram investimento somente o que traz retorno na conta bancária...